Marcação de animais – A maneira correta de marcar a frio

A marcação é um processo eficiente para monitorar a origem dos animais. O procedimento a frio é seguro, prático, tem boa visualização e não desaparece facilmente. A marca fica em evidência e tem fácil leitura, pois a pigmentação dos pelos é destruída deixando-os branco. Saiba a maneira correta de fazer a marcação a frio:

Procedimentos

– No dia da marcação, ou no máximo no dia anterior, fazer a raspagem do pelo com lâmina de barbear, tendo o cuidado de não ferir o animal – se o pelo estiver muito longo usar inicialmente uma máquina tosquiadeira.

– Colocar as marcas a serem usadas em recipiente contendo nitrogênio líquido em volume suficiente para que as marcas fiquem cobertas e somente usá-las quando a temperatura da marca e do nitrogênio estiverem estabilizadas (o nitrogênio para de borbulhar).

– Instantes antes da marcação, passar uma gaze embebida em álcool para remover a oleosidade da pele e auxiliar na troca de calor entre a pele e a marca.

– Conter adequadamente o animal a ser marcado, pressionar a marca suficientemente, assegurando um contato mais uniforme possível entre marca e pele, pelo tempo necessário. (ver tabela 1).

–  Após os 10 segundos iniciais, o animal tende a sentir dor e tentará mover-se. Após esse momento, o local de aplicação fica dormente e o animal torna a acalmar-se. Deve-se ter atenção aos possíveis movimentos de desconforto do animal, procurando manter a pressão firme à marca para que não ocorram problemas (borrão e marca pouco legível).

 Horizontal Vector Banner Farm Fields With Fence And Farm Animals

Comportamento da pele

Inicialmente, a pele ficará levemente afundada e congelada no formato da marca. Após alguns minutos a pele descongelará, adquirindo uma vermelhidão acentuada, também no formato da marca. Essa etapa é seguida por um inchaço considerável que deve durar entre 1 e 3 dias, dependendo do tempo de exposição ao marcador. Durante as 3 ou 4 semanas seguintes pode haver descascamento de pele na região afetada mas a marca já estará legível.

 

           Tabela 1: tempo de marcação usando marcadores de ligas de cobre (em segundos)

 Animais

     Nitrogênio Líquido

   Gelo Seco

       Pelo Escuro

     Pelo Claro

     Pelo Escuro

      Pelo Claro

     Cavalo (até 2 anos)

          6 a 12

      até + 14

        16 a 24

       até + 60

     Cavalo (adulto)

          8 a 12

      até + 14

        20 a 40

       até + 60

     Gado (bezerro)

         21 a 24

      até + 35

30 a 50

       até + 60

     Gado (adulto)

         25 a 30

      até + 35

40 a 50

       até + 60

 

Se o tempo de aplicação da marca for muito prolongado não haverá renascimento dos pelos, ficando o couro “careca” no formato da marca. Isso deve ser feito em animais de pelagem branca ou clara onde a visualização da marcação por menos tempo não é boa. Se, por outro lado, o tempo de marcação for muito curto, nenhuma marcação (seja por pelos brancos ou por couro “careca”) será visível.

 

Fonte:

– Sistema de Identificação de eqüídeos do Pólo Regional Alta Mogiana – COLINA/SP

– Boas práticas de manejo (http://www.agricultura.gov.br/arq_editor/file/manual_de_identificacao.pdf)

– Nota Técnica – J. Bertram, B. Gill and J. Coventry, Animal Production, Alice Springs – Australia

(http://www.nt.gov.au/d/Content/File/p/Anim_Man/211.pdf)

 

Confira os outros textos da série Marcação de Animais:

Marcação de animais – Fabricação de marcadores

Marcação de animais – Incandescente

Marcação de animais – Criogênica

 

Leia também:

Como marcar corretamente os animais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *